segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Boas Vindas

Bem vindos ao blog do Ateliê Baú da Cotinha!

Cotinha era uma avó muita fofa de olhos azuis, sempre sorridente, que vivia em São Gonçalo, RJ, e costurava para fora e para os netos. Muitos netos. Eu tive a sorte de ser um deles.



Na casa da Vovó Cotinha havia um quartinho onde ela costurava. Eu ainda me lembro do cheiro desse quartinho, e felizmente a máquina pretinha e antiga que lá ficava hoje está aqui, em meu ateliê:


A pretinha da vovó convive pacificamente com minha roca - que infelizmente não é herança de família, e sim uma peça de fabricação moderna. Eu disse "infelizmente"? Oras, nem tanto assim: se minha roca é de fabricação moderna ao menos isso significa que a arte da fiação não se perdeu, e que ainda há gente fabricando e adquirindo um equipamento tão secular!



Eu nem sonhava que ia trabalhar nesse ramo. Cresci e tentei ser igual a todo mudo, fui para a faculdade, me formei, trabalhei, ralei. Mas o que está incubado um dia se manifesta, né? Foi aqui em Minas que isso aconteceu. Mudei para cá em 2003, grávida, preocupada com meu futuro profissional. Como eu ia imaginar que o patchwork, hobby inocente, ia virar trabalho sério? Que além disso eu ia arrumar um tempinho livre para aprender tricô depois de "grandinha"? E que eu ia implicar com os fios sintéticos de nosso mercado nacional, e cismar de arrumar lã "de verdade" para fiar meus próprios fios?

Mas assim foi. Comecei humildemente, na sala de casa, recebendo algumas "teimosas" (a quem devo agradecer!) que insistiam para eu lhes ensinar patchwork. A área ocupada foi crescendo, esparramando e se impondo. Hoje, quatro anos depois, o ateliê tem seu próprio espaço, um nome e uma história. E a missão de popularizar o patchwork; de mostrar que qualquer pessoa pode aprender, e que ele é, acima de tudo, sustentável.

Durante o desenrolar dessa história, os frutos vão nascendo: o Clube do Retalho, que já realizou três exposições na cidade e está preparando a quarta mostra para outubro de 2012; e a parceria com a ACAJAL, associação cultural de utilidade pública em Pouso Alegre. Juntos, trabalhamos pelo resgate de temas e técnicas de nossa região, e lutamos para desenvolver aqui um tipo de artesanato único, com nossa cara. Fio por fio, pontinho por pontinho.

Aqui no blog, então, os visitantes vão encontrar:

- informações sobre o ateliê de patchwork, as aulas e o que os alunos aprendem;
- inspiração, MUITA inspiração;
- informações sobre o funcionamento do Clube do Retalho de Pouso Alegre - seus eventos, seus projetos solidários e suas conquistas;
- e, futuramente, informações sobre o trabalho artesanal com lã de carneiro no Sul de Minas. No momento esse projeto está sendo elaborado e implementado pelo Núcleo de Artesanato da ACAJAL, que eu coordeno. Por enquanto, você pode saber um pouco sobre esse assunto visitando meu blog Falando de Fibras.

Obrigada pela visita!