quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Lição 7: Triângulos e mais triângulos!

Na lição 6 eu falei um pouco sobre design e citei uma pecinha chamada "tripartido" - aqui está ele:
Na ocasião eu mostrei como essa sub-unidade é polivalente, e como se pode criar designs intereiramente novos com ela apenas trocando a posição das peças e das cores.

Agora vamos aprender como calculá-la?

Na lição 4 eu expliquei a importância do posicionamento do fio do tecido ao cortar triângulos; existem duas formas de cortar, e eu falei sobre o primeiro tipo - o triângulo que ocupa METADE de um quadrado.

O outro tipo de triângulo é o que ocupa UM QUARTO de um quadrado, e sobre esse eu não escrevi ainda. Então vamos ver agora essa diferença: a ilustração mostra que podemos cortar um quadrado na diagonal UMA VEZ, e obter dois triângulos; ou podemos cortar um quadrado na diagonal DUAS VEZES e obter quatro triângulos:


A diferença é que no primeiro caso eu vou obter triângulos CUJA EXTREMIDADE MAIS LONGA está no viés do tecido. No segundo caso, as duas EXTREMIDADES MAIS CURTAS é que estarão enviezadas (repare nas linhas tracejadas vermelhas na ilustração - elas marcam as extremidades enviezadas).

Já vimos na lição 4 que cada sub-unidade prontinha deve ter FIO em toda a sua volta, pois o viés deforma e põe a perder todo o nosso cuidado com o tamanho final das peças. Então é preciso planejamento na hora de cortar. Veja os tipos de triângulo que compõem um tripartido:
HS significa half-square, ou "meio quadrado"; e QS significa quarter-square, ou "um quarto de quadrado". Sacou?

Agora vem a parte do cálculo, mas felizmente alguém já fez isso para a gente e nos deu fórmulas prontas:

     - Ao cortar HSs, SEMPRE acrescente 7/8" ao tamanho final de triângulo que você precisa;
     - Ao cortar QSs, SEMPRE acrescente 1 1/4".

Por exemplo: 

Se eu quero construir um tripartido medindo quatro polegadas, eu vou cortar:

     - HS com 4 7/8"
     - QS com 5 1/4"

Essas valores, que nos parecem estranhos, não precisam ser convertidos para centímetros ou qualquer outra medida: a régua em polegadas já nos mostra todas as marcações necessárias. Só precisamos aprender a usá-la, e vou postar uma lição sobre isso em breve.

Agora vamos ver um bloco bacana?


Olha lá o nosso famoso tripartido de novo - a sub-unidade com o triângulo vermelho; o que tornou este bloco muito diferente com relação aos blocos mostrados na lição 6 é que aqui os tripartidos receberam cor em APENAS UM dos QSs. Esperto, né?

Essas são as "pecinhas de lego" que precisamos construir:


Você pode, por exemplo, confeccionar um bloco de 9 polegadas; nesse caso cada "pecinha", ou sub-unidade, medirá 3 polegadas.

Aí nossa lista de corte fica assim:

PEÇA A: 

- o triângulo azul mede 3; é um HS, então vamos cortar com 3 7/8";
- os triângulos brancos medem metade do azul, ou 1 1/2"; como também são HSs, vamos cortar com 2 3/8";
- o quadradinho também mede 1 1/2, e para essas forma SEMPRE acrescentamos 1/2 polegada; corte então com 2".

PEÇA B (tripartido):
- O triângulo branco maior é um HS; precisa medir 3", então corte com 3 7/8;
- Os triângulos menores, tanto o vermelho como o branco, são QSs e precisar medir 3" também; a fórmula do QS é + 1 1/4, então corte com 4 1/4.

PEÇA C: é apenas um quadradinho de 3" para o centro do bloco; corte com 3 1/2". Moleza.

MAS VEJA BEM...

... essas noções de cálculo não são absorvidas da noite para o dia; é preciso exercício constante para aprender a calcular com desenvoltura; o importante é começar! Pergunte a minhas alunas se não vale a pena: se a gente aprende a calcular, a gente pode tudo! Por exemplo, você pode ter visto um projeto pronto em uma revista com o bloco acima, mas em um tamanho que não é o que você precisa; se você sabe calcular, não vai ficar escrava da revista, certo?

Então, minha recomendação é: não se apavore, e experimente sempre; as informações acima parecem ser excessivas, mas foque em uma sub-unidade de cada vez, corte com atenção, costure, pratique, e aos poucos você vai aprender a desenvolver seus próprios projetos. De vez em quando postarei mais exercícios que ajudarão a fixar essa noção de HS/QS.

E em caso de erro...


Rssss..... "tabajara" é como chamamos aqui o desmanchador de costura: Tabajara Descostureitor!

Até a próxima aula!


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

As Lições Virtuais estão de volta!

A partir da semana que vem vamos voltar a postar lições virtuais regularmente. Quem não aocmpanhou as do ano passado pode dar uma olhada no marcador "Lições de Patchwork" na coluna da direita; dentro desse marcador você vai encontrar três tipos de lições:

1) Lições numeradas - já são cinco até agora; essas lições vão desde o be-a-bá; ensinam noções de design do início, e mostram todo o raciocínio por trás dos cálculos. São apropriadas para iniciantes.

2) Aulas "relâmpago": essas aulas são postadas quando alguma aluna do ateliê descobre por aí um bloco ou design intrigante; eu treino minhas alunas para que sejam capazes de elaborar os cálculos de qualquer projeto a partir de uma simples foto apenas; mas quando elas aparecem com um desenho particularmente elaborado e original eu lanço o desafio em um grupo de discussão, e depois posto a solução aqui no blog, sob a forma de aula. Essas explicações são bem avançadas - para acompanhar você já precisa ter boas noções de cálculo e da terminologia utilizada nas aulas. Não são lições para iniciantes.

3) "Entendendo os Retalhos": série de lições orientando sobre a escolha de tecidos e estampas; ensinam também como aproveitar as sobras e evitar correr para a loja a cada projeto novo. Essas são para todas!

Abaixo, alguns blocos que servirão de base para as próximas lições:



Vamos analisar também o projeto inteiro de uma colcha:


Não perca - acompanhe conosco. Até a semana que vem!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Recomeços

Olá!

Hoje me assustei quando fui ler a última postagem - "Estamos em Férias", datada de 24 de dezembro. Quase um mês! Eu sei, é o tempo normal de férias para muita gente, mas para mim nunca foi. Acabou sendo esse ano por conta de mudanças que andei fazendo aqui.

Estamos de ateliê novo. TUDO novo mesmo! Mudei para um outro espaço aqui de casa, abri uma entrada lateral independente, pintei, reformei, modifiquei... tudinho! Vejam só a situação aqui na primeira semana de janeiro:


Houve um certo momento em que questionei o que estava fazendo, aquela bagunça, todo o ateliê encaixotado...acho que só me convenci de que o novo espaço ia acontecer no dia em que desembalei a máquina da minha avó - a Cotinha! - e a pus em lugar de honra:


Mas hoje, passadas apenas três semanas, pude reabrir, e o visual já é outríssimo:

Área de espera (mas também serve para um intervalinho e uma xícara de chá).

O verdinho da parede é MUITO mais bonito pessoalmente (minhas fotos internas nunca saem boas).

Máquinas de verdade (na bancada) e de mentirinha (nas prateleiras). Carneirinhos também não podiam faltar (quem acompanha meu blog Falando de Fibras sabe o motivo).

Nossos grandes companheiros - os livros! - e mais máquinas. As 4 estrelas do ateliê ganharam capinhas novas.

O relógio sofreu uma transformação com a ajuda de botões; aqui estão também minha coleção de dedais, ziliões de estojos com miudezas (dentro do móvel) e até uma ilustração do Darth Vader costurando! Meu filho adorou.

E algo que não estava no plano original - descobri depois e fez grande diferença: um pegboard, ou sei lá como isso se chama em português - um mural com furinhos para ganchos diversos. Reparem quanta coisa deu para organizar aqui. Tudo a mão, e assim ganhei muito mais espaço nas bancadas.

Fiz este painel para a mostra do ano passado, mas já estava pensando no ateliê novo. Ele está aqui agora compondo a decoração.



Flores para dar as boas vindas...

... e um close de alguns detalhes:
1) ilustração do Taj Mahal em patchwork, da artista plástica Tula Moon, contribuição de uma aluna;
2) Olha ele aí, Anakin Skywalker, apanhando da máquina de costura!
3) "Keep Calm e Use o Tabajara": é como chamamos o desmanchador de costura - tabajara descosturator. Uma brincadeira minha com as alunas do ateliê, mas o negócio pegou! Ao lado, a mascote do ateliê, Brígida, que está conosco desde o início;
4) Maquininha porta carretéis, contribuição da minha mãe;
5) Novos alfineiteiros e uma sacada legal para organizar fitas: enroladas em palitos de picolé. Duas boas idéias que achei no pinterest;
6) Capa protetora para as máquinas. Bipartidos são sempre uma simples e boa opção - aqui eles aproveitam retalhos em preto, branco e cores vibrantes.


Bem, esta postagem está ficando enorme! Mas enfim, foi só para anunciar que estamos de volta... as demais novidades eu vou contando aos poucos. O ateliê tem muitos projetos interessantes para esse ano, e nossa missão principal, que é tornar o patchwork mais acessível, permanece em destaque: ainda essa semana vou escrever outra postagem apresentando lições virtuais que vêm por aí. Breve!

2014, aqui vamos nós!