quarta-feira, 26 de julho de 2017

Projeto Sampler 2017 - BLOCO 24

Olha o passarinho!

Hoje vamos mais uma vez utilizar a técnica canto quebrado para criar um bloco ilustrativo - como fizemos no bloco casinha e no bloco coração. Mas hoje vamos costurar um passarinho!

Blocos ilustrativos parecem difíceis porque normalmente suas proporções fogem às grades tradicionais. Mas, na verdade, são formados por sub-unidades simples e fáceis de costurar. Na hora do cálculo, é só prestar muita atenção às proporções. 

Na ilustração acima, repare que o passarinho em si está montado em uma grade de 4 x 5 quadradinhos. Estou considerando que cada quadradinho mede 1 1/2; então o design está medindo 6 x 7 1/2. Para complementar o tamanho desejado - 8 polegadas - eu acrecentei tiras em coringa em cima e embaixo, medindo uma polegada cada; e à direita do desenho eu acrescentei uma tirinha de meia polegada, onde está posicionado o biquinho. Deu para enxergar?

Vamos à lista de corte:

Peça A

É um quadrado de 3 polegadas; corte com 3 1/2, em azul escuro, uma vez. 
Para quebrar os cantos (que medem metade do tamanho do quadrado, ou 1 1/2), corte dois quadradinhos de 2 polegadas, em tecido azul claro.

Quebre os cantos como você aprendeu nas intruções dos blocos anteriores. Preste atenção à posição das diagonais! Se tiver duvidas sobre a técnica, releia a lição básica nº 5. Reserve.

Peça B

É um retângulo medindo 4 1/2 x 1 1/2; corte com 5 x 2, uma vez, em tecido azul claro.

O canto superior dessa peça é quebrado na proporção de 1/3; se a largura da peça é 1 1/2, então esse cantinho mede apenas meia polegada. Corte com 1 polegada (sempre meia a mais, né?), uma vez, no tecido coringa.

O canto inferior tem a mesma largura da peça - 1 1/2; corte com duas polegadas, uma vez, em coringa.

Quebre os cantos e reserve.

Peças C e D:

São gansinhos, mas as cores variam e você vai precisar de somente um de cada. Se você fosse confeccionar vários passarinhos, valeria apenas costurar gansinhos; mas você já aprendeu que gansinhos são montados sempre de 4 em 4; nesse caso, três deles seriam desperdiçados. Então vamos montar essas peças utilizando cantos quebrados - que dão o mesmíssimo resultado.

As peças medem 3 x 1 1/2; corte dois retângulos de 3 1/2 x 2, em tecido coringa.

Para quebrar os cantos, você vai precisar de quadradinhos de 2": corte três peças em tecido azul claro e uma peça em tecido azul escuro.

Quebre os cantos como mostrado no desenho e reserve.

Peça E:

É um retângulo de 3 x 1 1/2; corte com 3 1/2 x 2, uma vez, em tecido azul claro.

Para quebrar os cantos, corte dois quadradinhos de 2", em tecido coringa.

Monte a peça e reserve.

Peças F:

Medem 4 1/2 x 1 1/2; corte com 5 x 2, duas vezes, em tecido coringa.

Peça G:

É um quadradinho de 1 1/2; corte com 2 polegadas, uma vez, em coringa.

Peça H:

É uma tirinha de 1/2 x 6; corte com 1 x 6 1/2, em coringa, uma vez.

Peças I:

São as tiras complementares, de 1 x 8, superior e inferior; corte com 8 1/2 x 1 1/2, duas vezes, em coringa.

Vamos montar? Confira se suas peças têm a aparência abaixo:

Está faltando o biquinho, não é?

Para o biquinho, você vai usar apenas um triangulozinho de feltro, ou um quadradinho de tecido dobrado para formar um triângulo.

Acompanhe a montagem. A essa altura você já é uma "cobra criada" - bem esperta! - portanto já sabe o que fazer com as margens de costura e o posicionamento das peças. Não sofra tanto com a questão das margens de costura: lembre-se apenas que elas precisam estar invertidas ao encaixar duas peças com costuras que se cruzam. Na hora do encaixe, se as duas estiverem voltadas para o mesmo lado, inverta uma. Passar as margens deve ser instintivo, e por isso não vou mais orientar o lado como venho fazendo até aqui: você vai aos poucos percebendo sozinha o que funciona melhor. Então apenas siga o esquema:


Agora, antes de costurar a peça H, é preciso alfinetar o biquinho  na "cabeça" do passarinho, como mostrado abaixo:



Agora é só acrescentar as peças "i", em cima e embaixo. Está pronto!

Já pensou confeccionar uma versão "pombinha da paz" - em tecido branco e com o raminho de oliveira bordado no biquinho? 


Essa é a graça do patchwork - as possibilidades são infinitas!

Hoje estamos completando 2/3 de nosso projeto - a meta é 36 blocos. Chequei no calendário, e o último bloco será postado no dia 25 de outubro. Depois disso, vou postar a cada semana sugestões e instruções para diferentes tipos de montagens. Com seus 36 blocos, você poderá montar uma colcha, xale de leito, manta de sofá... ou vários projetos menores, se preferir.

Continue com a gente e até semana que vem!

7 comentários:

  1. Beautiful block. Exactly what I have been looking for. Any way to translate to English?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. When I opened this page, a pop-up at the bottom allowed me to choose to translate to English. Then every page in a foreign language is automatically translated.

      Excluir
  2. Beautiful block. Exactly what I have been looking for. Any way to translate to English?

    ResponderExcluir
  3. Bonjour,Pourriez-vous me donner la traduction en français j aimerais faire un coussin d avance merci ce serais super


    ResponderExcluir