quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Vencedor da Mostra

Isso não estava no script original; mas, diante do encantamento dos visitantes da primeira mostra de patchwork que organizamos, instituímos a votação do juri popular. Este ano a peça vencedora foi...

... "esperando na Janela", da Consuelo Gonçaves:


Parabéns, Consuelo! Parabéns também a todas que aceitaram o desafio de criar uma peça com o tema "Música Brasileira". Todas as peças estavam muito bacanas!

Vocês não imaginam a delícia que foi acompanhar a confecção deste painel; a Consuelo começou sem grandes pretensões - só sabia que queria algo com uma cara bem brasileira, bem brejeira; e aí à medida que as idéias foram clareando começamos a revirar os baús aqui do ateliê - atrás de rendas, fitas, amostrinhas de crochê... E, mais uma vez, confirmei uma opinião minha: a gente precisa inovar. Arriscar. Experimentar. Customizar. Utilizar as técnicas que aprendemos para ilustrar nossa cultura. Não é a primeira vez que um painel com essas características ganha disparado na votação do público. Então, creio eu, estamos no caminho certo. Ano que vem tem mais - o tema já está definido, mas não vou contar ainda, ok? Em janeiro eu e as meninas começaremos a trabalhar!

Agora, nesse anti-clímax pós mostra, o ateliê voltou a funcionar em um ritmo menos frenético e a maioria das alunas está trabalhando em projetos natalinos. Logo haverá peças prontas, e aí eu mostro. Eu estou trabalhando em umas peças bem especiais: não costumo ter tempo para encomendas, mas duas amigas caíram de amores pela mandala do Espírito Santo que expus na mostra, e aí não pude dizer não; acabo de confeccionar duas versões - uma bem colorida como a que participou da exposição, e outra delicada, toda em tons de azul. Elas provam como se pode obter resultados tão diferentes apenas mudando os tecidos:



E agora é praticar o desapego e deixá-las ir... espero que abençoem as casas para onde irão!

Mudando o assunto, hoje ganhei meu dia (ou seria a semana, o mês, o ano...) por conta de um comentário postado pela Sullen Bacega em meu outro blog, onde escrevo sobre fibras, tricô e fiação artesanal. Na postagem em questão eu falo sobre a Elizabeth Zimmermann - uma grande tricoteira, professora e escritora. A Suellen foi minha aluna de patchwork mais de um ano atrás, mas depois se mudou de Pouso Alegre. E parece que as "sementinhas" que plantei floresceram tanto que ela foi lá nos comentários e postou o seguinte (acho que a Su não vai se importar se eu, com orgulho mal disfarçado, copiar as palavras dela para cá):

"É isso que penso a teu respeito. Tu não escondes nada quando nos ensina, pelo contrário, nos trás tudo de forma mais simples de ser executada.
Ensina de um jeito que nos torna independentes, não ensina só um projeto, ensina os fundamentos, o princípio de tudo, os segredinhos. Faz-nos ser capazes de olhar um projeto e saber como calcular e executar só olhando para uma foto.

Não há uma só vez que eu comece a fazer um novo projeto que eu não te agradeça em pensamento por tudo que me ensinastes. És sim um ser iluminado e tens o dom de ensinar. 

Obrigada do fundo do meu coração!"


Aff! Corei....

Muito obrigada por esse reconhecimento, Suellen! Acho que é essa a obrigação de todo professor - dar asas ao aluno, encorajá-lo a pensar por si próprio... acabo nadando um pouco contra a corrente, mas fico contente que minhas alunas valorizem esse aprendizado alternativo!

E, conforme prometi, na semana que vem vou começar a ensinar um pouco dessas noções aqui também. Vou criar um marcador chamado "lições de patchwork" e iniciarei uma série de postagens sobre design, cálculo, planejamento, etc. Vamos começar com o painel de Natal que foi sorteado durante a mostra. Não percam!

Abraço da Jane

3 comentários:

  1. Jane, que trabalho maravilhoso. Lindo, muito brasileiro. Parabéns pelo seu trabalho como professora e mesmo sem ter tido nenhuma aula com vc, me lembro bem daquela apostila sobre sampler, que vc compartilhou na comunidade do orkut. Um lindo trabalho de pesquisa, que vc generosamente compartilhou com a gente. Um super bj

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Chrstiane!

    Puxa, você me deu uma boa idéia: vou revisar aquele material sobre os samplers e disponibilizar aqui no blog! Não tenho feito aquele tipo de trabalho (a vista anda ruim rsssss!), mas acho que poderá ser útil para outras pessoas.

    Abç!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei a sua namoradeira, Consuelo!!! Mto linda!!! Bjooo

    ResponderExcluir