domingo, 30 de junho de 2013

Para não dizer que não falei dos livros...

Prometi, algumas semanas atrás, que ia escrever sobre livros de patchwork aqui no blog. Difícil é começar! São tantos... Antes de qualquer coisa, é preciso entender que há muito tipos de livros:

- livros de projetos – trazem a fotografia das peças e toda a “receita” para confeccioná-las;
- livros de técnicas – apresentam um jeito único de fazer algum determinado tipo de projeto;
- livros de inspiração – compilações de fotos de vencedores de mostra, desafios e seus resultados, etc.
- livros do tipo “aprenda patchwork” – trazem o b-a-bá; e diversos outros.




Todos tem seu propósito e sua importância; aprendi muita coisa com os livros – quase tudo o que sei; o que não aprendi nos livros acabei assimiliando no melhor  “curso” que alguém pode fazer: o da prática diária, errando e melhorando. Esbarrando em problemas e vendo o que tem jeito ou não, o que funciona ou não. Hoje devo ter cerca de 80 livros importados e aprendi alguma coisa valiosa com cada um deles.

De todos os tipos de livros de patchwork, considero mais úteis aqueles que encorajam a criatividade e ensinam o artesão a VER. Ver com outros olhos, enxergar além, imaginar possibilidades, opções, variações. Há vários autores que seguem essa linha, mas hoje prefiro falar sobre o que considero o melhor livro de todos:  Sensational Settings – 80 ways to arrange your quilt blocks, da Joan Hanson, publicado pela “That Patchwork Place”, uma divisão da editora Martingale’s.



Eu sei, é americano e em inglês. Não faz mal: folhear o livro já abre um mundo de possibilidades. O título em português seria algo como “Encaixes Sensacionais – 80 formas de arranjar seus blocos". O que o livro faz é mostrar que que não precisamos arranjar os blocos lado a lado, todos do mesmo tamanho, linearmente. É possível brincar com tamanho, posição e distribuição dos blocos – como na foto da capa. É possível variar,e muito. Veja só:

Blocos separados por faixas divisórias simples / blocos separados por faixas simples com quadradinhos contrastantes

Blocos separados por faixas divisórias simples e quadradinhos decorativos / blocos separados por faixas decorativas e quadradinhos decorativos

Blocos posicionados na diagonal com peças de encaixe simples, todas da mesma cor / blocos posicionados na diagonal com peças de encaixe de cores diferentes no contorno, criando uma borda secundária

Aqui eu citei seis exemplos; o livro trás 80! Aqui vai mais um, para finalizar: pode-se posicionar um bloco gigante no centro de uma peça repleta de blocos menores - um arranjo apelidado de "medalhão":

Mostrei foto deste trabalho na postagem anterior; mas agora vamos reparar melhor: as peças de encaixe (peças posicionadas entre os blocos principais) jogam com dois tons neutros e assim criam um desenho secundário.

.... e por aí vai. Eu “pincelei” apenas alguns dos departamentos – há muito, muito mais que pode ser feito para tornar uma peça única. 

Aqui no ateliê eu insisto sempre que os livros estão disponíveis para as alunas folhearem - um banquete para os olhos, e se a mente estiver aberta o próximo quilt vai refletir isso: será um trabalho customizado, diferente de qualquer outro, e supreendente! Todo ser humano pode ser criativo, mas para isso é preciso expôr nossa mente a uma grande quantidade de estímulos. Abrir os horizontes. Os livros estão aí para isso.


Até a próxima!

Um comentário: