sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

PROJETO SAMPLER DA COTINHA 2017

Vamos costurar juntas? O Ateliê Baú da Cotinha convida todas as apaixonadas por patchwork – todas MESMO, de todo o Brasil! – a unirem-se a nossas alunas nesse projeto. 

Quem acompanha o blog já conhece e curte nossas lições; na virada do ano eu estava aqui pensando o que poderia oferecer de especial a nossas visitantes... aí lembrei de algo que eu sempre digo às alunas presenciais: que a confecção de um sampler é uma grande oportunidade de aprendizado! Costurando blocos diferentes regularmente, a gente aprende muitas novas possibilidades e aperfeiçoa inúmeras técnicas.


Então é isso: Vamos confeccionar um sampler ao longo do ano!



Toda semana eu vou postar aqui a receita de um bloco – acompanhada de instruções, dicas, macetes, ilustrações, etc. O desafio é que as participantes confeccionem os blocos e, no fim do projeto, transformem tudo em uma peça única; existem muitas formas diferentes de unir blocos para criar um projeto, e durante o ano eu vou postar informações sobre isso também. Mas desde já sugiro a leitura da Lição 9 aqui no blog - "Faça Diferente!"

Todos os blocos medirão 8 polegadas. Para costurá-los, você vai precisar de uma régua de patchwork em polegadas. Se nunca usou, não se preocupe: a gente ajuda! 



Sampler confeccionado pela aluna Lígia Proença; participou da exposição do Festival Nacional de Teresópolis em agosto de 2016


Cada participante poderá confeccionar os blocos no estilo que desejar: em cores variadas, ou seguindo um esquema limitado de cores, ou monocromático. Na postagem anterior eu mencionei o projeto e postei fotos com exemplos de samplers; na internet você encontra milhares de modelos para se inspirar. Ou – quem sabe – você inventará um estilo todo seu?


Sampler confeccionado pela aluna Kumiko Amagai; participou da exposição do Festival Nacional de Teresópolis em agosto de 2016

O bloco número 1 será postado já na próxima semana; o grau de dificuldade vai variar ao longo do ano, mas para começar eu vou escolher alguns mais simples – para encorajar quem tem menos experiência. O projeto não incluirá técnicas alternativas como foundation ou appliqué; trabalharemos apenas com patchwork clássico, geométrico. 

Para as participantes que não são alunas do ateliê, oferecerei um apoio especial: um grupo no whats app para esclarecer dúvidas sobre a montagem dos blocos:



Se você deseja participar, envie uma mensagem para (35) 99931-3279 e solicite sua inclusão.

Em troca, o ateliê vai pedir apenas que, no fim do projeto, cada participante envie por correio um bloco confeccionado: vamos montar um peça que será exibida em exposições e rifada em prol de uma instituição. A peça receberá uma etiqueta de tecido no verso listando o nome de todas as doadoras!



Sampler na técnica appliqué - projeto coletivo feito por diversas alunas do ateliê em 2011. A colcha foi rifada e  o valor obtido doado para uma instituição local.


‘Bora costurar? Junte-se a nós!

Até semana que vem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário