quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Projeto Sampler 2017 - Bloco 33

Bom dia!

Reta final do projeto! Já estou até com pena... mas com certeza teremos mais projetos bacanas - este foi apenas o primeiro.

Como faltam apenas 4 blocos para terminar, hoje eu gostaria de chamar a atenção para um detalhe importante: como agora já conhecemos e sabemos costurar diversos tipo de sub-unidades, é interessante ter em mente que há mais de uma forma de confeccionar blocos, sempre! Escolhi o bloco de hoje de propósito para ilustrar isso:


Este bloco poderia ser facilmente montado utilizando apenas bipartidos - todos cortados com 2 7/8"; no entanto, ele ficaria com muitas costuras (como mostrado na ilustração acima à direita). Já na ilustração da esquerda, temos o mesmo design, mas um bloco muito mais enxuto e bem acabado - e até mais fácil de montar, porque haverá menos interseções para encaixar. Vamos montar este bloco deste segundo jeito, então. 

Vamos a lista de corte:

Centro do bloco: é um quadrado com cantos quebrados; a peça mede quatro polegadas, então corte:
  •      quadrado principal: corte com 4 1/2" uma vez, em tecido coringa.
  •      para quebrar os cantos: corte 4 quadradinhos medindo 2 1/2", sendo dois tons de azul e dois tons de verde. 

     Monte a peça central quebrando os cantos como você já aprendeu nas lições anteriores. MAS ATENÇÃO: A SEQUÊNCIA DE CORES QUE VOCÊ UTILIZAR DEVE SER SEGUIDA TAMBÉM NA HORA DE QUEBRAR OS CANTOS DOS RETÂNGULOS - NOSSO PRÓXIMO PASSO. 

Pontas da estrela: são gansinhos. Mas.... nós não vamos montar como gansinhos. Você já aprendeu que a técnica rende sempre quatro peças, e aqui vamos precisar de apenas uma peça de cada combinação de cor. Vamos portanto, utilizar mais uma vez a técnica canto quebrado. Corte:
  •      retângulos medindo 4 1/2" x 2 1/2", quatro vezes, em tecido coringa.
  •      para quebrar os cantos, corte quadradinhos medindo 2 1/2, duas vezes de cada cor (dois tons de azul e dois tons de verde).

     Monte as peças prestando muita atenção ao esquema de cores - QUE ESTARÁ SUBORDINADO À ORDEM DE CORES QUE VOCÊ UTILIZOU AO MONTAR A PEÇA CENTRAL:


Quadradinhos dos cantos: corte com 2 1/2" quatro vezes, em tecido coringa.

A montagem do bloco, como na maioria dos casos, é feita por linhas; as setas indicam para que lado você deve passar as margens de costura:


Agora é só juntar as linhas, e o bloco estará pronto!

Gosto muito da idéia de um projeto scrappy monocromático utilizando blocos negativos - fundo escuro, design claro. Seria ótimo para "queimar" sobrinhas de tons variados de uma mesma cor. Deste jeito:


No caso do design acima, seria ainda mais fácil montar o bloco: a monocromia permite que você utilize gansinhos no lugar dos cantos quebrados, e a montegem do centro exigiria bem menos cautela. 

Não deixe de praticar esse "olhar" aberto a diferentes possibilidades de montagem para um mesmo bloco.

Abraço e até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário