quarta-feira, 10 de julho de 2013

Lição 5: Canto Quebrado

Hoje vamos aprender uma técnica que dá conta de mais dois bloquinhos do projeto de Natal utilizado como modelo em nossas lições: o canto quebrado. Trata-se de um triângulo modificando o formato de uma peça maior. Repare nos dois primeiros blocos da ilustração abaixo:


Compare o desenho do bloco com sua representação na grade: a guirlanda é formada por retângulos e bipartidos, que a gente já aprendeu; já o centro dela é formado por um quadrado em cor neutra, que teve os cantinhos "quebrados" para conferir um formato arredondado.

O segundo bloquinho até poderia ser feito pelo método tradicional: teríamos um diamante vermelho e acrescentaríamos quatro triângulos amarelos. Mas não fica muito bem feito. O mais eficaz aqui seria cortar um quadrado vermelho e "quebrar os cantos" em amarelo. Mas vamos ver como fica isso, com cálculos e tudo o mais.

Bloco guirlanda:

De acordo com nosso projeto original, o bloco mede oito polegadas. Isso significa que cada quadradinho da grade vale 2". Nossa lista de corte fica assim:

Para os quatro cantos, que são bipartidos, corte:

- 2 quadrados verdes de 2 7/8" - renderão os 4 triângulos necessários;
- 2 quadrados brancos de 2 7/8" - renderão os 4 triângulos necessários (o procedimento para costurá-los está na lição 4);

Temos também 4 retângulos verdes que medirão 4" x 2"; serão cortados, portanto, com 4 1/2" x 2 1/2".

E o centro?

Examine a ilustração novamente: o quadrado central mede 4" x 4"; você vai precisar então cortar um quadrado branco com 4 1/2"; agora repare que o cantinho quebrado ocupa apenas metade do quadradinho da grade; o quadradinho não vale 2"? Então o cantinho quebrado mede 1". Se depois de costurados esses cantinhos vão medir 1", então você vai precisar cortar 4 quadradinhos verdes medindo 1 1/2".

Próximo passo: risque uma linha no avesso desses quadradinhos, bem na diagonal. Para costurar a gente faz assim:


1. posicione os quadradinhos verdes nos cantos do quadrado branco, direito com direito;
2. costure em cima da linha riscada, como mostra o pontilhado;
3. corte 1/4" além da costura, como mostra a linha vermelha; 
4. passe a ferro as pontinhas dos triângulos verdes, virando-as para fora.

Pronto! É só isso. A mesma técnica é usada para costurar o segundo bloquinho, mas os tamanhos são diferentes. Vamos observar a ilustração novamente:

- de acordo com o projeto original, o bloquinho mede 4 polegadas; corte o quadrado vermelho, então, com 4 1/2";

- Nessa grade, cada quadradinho vale 1"; repare que o canto quebrado amarelo ocupa dois quadradinhos- ou seja, mede 2"; corte então 4 quadradinhos amarelos de 2 1/2";

- Siga o procedimento de montagem explicado acima. Pronto!

Agora você já tem boa parte dos blocos para montar o painel de painel de Natal:


Os bloquinhos com anjos, carneirinhos e estrelas são feitos em appliqué; a casinha pode ser feita em foundation ou patchwork clássico; e o pinheiro é feito em flying geese - ou "gansinhos". Aprenderemos essas técnicas nas próximas lições.

Até lá!

Um comentário: