terça-feira, 20 de maio de 2014

Autonomia é Tudo!

Eu já escrevi sobre a importância da autonomia para nós, artesãs. Como assim?

Vivemos em uma era de produtos industrializados, pasteurizados, produzidos em série. Trabalhar com as mãos nos permite produzir aquilo que ninguém tem ou ninguém viu: uma colcha exclusiva, que será passada de geração para geração, impossível de reproduzir; uma bolsa única que vai atrair olhares curiosos quando você usar; um painel que deixe sua sala diferente de qualquer outra; e por aí vai.

Mas, para isso, é preciso que a gente se liberte das receitas e projetinhos prontos; no caso do patchwork, é preciso que a gente saiba calcular os próprios projetos. Acima de tudo, é preciso não ter medo.

Esses dias tive mais uma evidência inquestionável da importância dessa autonomia: uma aluna desejava confeccionar uma cobertura para a cabeceira da cama de uma menininha; deveria ser feita em patchwork (appliqué não é desafiador, e a aluna em questão adora desafios!); e... deveria ilustrar um castelinho de princesa! Onde encontrar um projeto pronto desse tipo? Supondo que a gente achasse um bloco castelinho, seria um pouco de sorte demais que ele fosse do tamanho necessário.

A solução foi adaptar a partir de... um gráfico de ponto cruz! Procuramos na internet e achamos que este serviria:


Depois atribuímos 1 polegadinha para cada quadradinho do gráfico; e diminuímos a altura do castelo, pois o painel da cabeceira precisa medir 17 polegadas. As janelinhas serão aplicadas no final (elas poderiam ter sido incluídas no patchwork, mas aí achei que já era judiar demais da boa disposiçao de minha aluna); também incluímos torres triangulares aplicadas para dar um ar mais "princesinha" e menos "idade média". Esta é a ilustração das peças que serão cortadas:


E, depois de costurado, o castelinho vai ficar com este visual:


Impossível uma menininha não se encantar! Eu já estou encantada, e aguardando ansiosamente a próxima aula: minha corajosa aluna já cortou todos os muitos pedacinhos, e aí vai ser hora de juntar tudo e ver o resultado. Prometo que volto para mostrar.

Enquanto aguarda, que tal se inspirar nesta postagem e criar algo seu a partir de um gráfico de ponto cruz, também? É um ótimo exercício, eu garanto!

Falando em exercício, já faz um tempinho que não posto uma lição com cálculo de blocos. Então será uma das próximas postagens, ainda esta semana. Até lá!

3 comentários:

  1. Você explicando parece tudo muito fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lotus, a idéia é essa: mostrar que nao é difícil como parece rsrsrsr!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir