terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

AULA RELÂMPAGO: Bloco Mandala

LEMBRETE: Uma lição com o título de "aula-relâmpago" é voltada para alunas e ex-alunas do ateliê - pessoas já familiarizadas com meu método e terminologia. Se você é novata ou nunca foi aluna do ateliê, procure as lições numeradas: são lições básicas direcionadas a qualquer pessoa - mesmo quem nunca aprendeu patchwork. Acompanhe também o Projeto Sampler 2017 - ele acaba de começar e vai ensinar muitos segredos!

Bom dia!

Adoro quando encontro um bloco que me mostra uma nova possibilidade! No patchwork a gente comete todo tipo de sandice - cortamos um tecido picadinho, para depois juntar pedaços; às vezes costuramos para depois descosturar - como na técnica Bargello; outras vezes costuramos uma peça, depois riscamos e cortamos em pedaços, depois costuramos de novo - como na técnica Dança dos Quadrados.

O bloco que vou ensinar agora apresenta uma sandice a mais: montamos uma sub-unidade para depois cortá-la!

O bloco está montado em uma grade de 20 x 20 quadradinhos, onde cada quadradinho vale meia polegada:


Confeccionaremos então o bloco medindo 10 polegadas. É um bloco com proporções fora do padrão (as subunidades terão tamanhos diferentes), mas bem fácil de costurar - apesar de pedaçudo. Estas são as partes - ou sub-unidades - que o compõem:

Peça A: mede 3 polegadas.
  • Corte um quadradado em coringa medindo 3 1/2" (1x);
  • Quebre os cantos com quadradinhos cortados com 1 1/2", em tecido escuro (4x)



Peça B:

Esse é o mistério deste bloco!
  • Monte quadripartidos de 3 polegadas; ou seja, você vai precisar de quadrados medindo 4 1/4": 1x no tecido escuro, 2x no tecido médio e 1x no coringa.
  • Depois de prontos os 4 quadripartidos, você vai precisar cortá-los! Repare que a peça B é retângular: ela tem a largura da peça A, mas a altura da peça C, que é menor! Na verdade, sua altura é apenas 2 polegadas. Então você vai precisar cortar os quadripartidos prontos como mostra a ilustração acima, deixando as peças com 2 1/2 de altura.


Peça C:
  • Monte 4 bipartidos de 2 polegadas; para isso você vai precisar de quadrados de 2 7/8: 2x no coringa, 2x na cor média.
  • Depois de prontos os bipartidos, quebre os cantinhos sobre os triângulos na cor média; para isso, você vai precisar de 4 quadrados de 1 1/2, na cor escura.



Peça D:

Parece um ganso, mas não é!
  • Você vai precisar costurar duas tiras medindo 1 1/4 x 3 1/2; corte portanto 4 tiras na cor média e 4 tiras na cor escura. Monte quatro peças.
  • Em seguida, quebre os dois cantos dessas peças, simulando gansinhos; para isso, você vai precisar de 8 quadrados de 2" no coringa.

Peças complementares:

Corte, no tecido coringa:

4 retângulos de 2 x 2 1/2"
4 retângulos de 2 x 4"



Agora é só montar tudo como mostra a ilustração. divirta-se! Esta é uma bela versão deste bloco confeccionada por minha aluna Milene Oppermann:


E aqui, outra versão - feita pela Daniela Azevedo, minha aluna de Santa Rita do Sapucaí: 


Você conhece outra situação em que cortamos sub-unidades depois de prontas? Compartilhe com a gente! E se fizer o bloco ensinado aqui, envie a foto para a gente postar.

Por hoje é isso. Amanhã tem bloco novo do sampler. Até lá!

2 comentários:

  1. Jane, como sempre minha dificuldade, nos Bipartidos, achei super fácil sua explicação, mas não estou segura em fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilda, você dá conta! Dê uma olhada nas lições numeradas: lá no começo tem uma lição específica sobre bipartidos (é aquela que mostra um projeto de Natal); se continuar com dúvidas me chame no whats app! Boa sorte!

      Excluir