quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Está dada a largada! Projeto Sampler 2017 - Bloco 1

Olá!

Vamos começar?

A partir de hoje, todas as semanas, um bloco diferente!

Vamos começar com blocos bem simples, e a dificuldade vai aumentando aos poucos; aliás, eu nem diria "dificuldade": o certo seria complexidade - mais peças em um mesmo bloco, mais formas novas de encaixe, mais técnicas sendo praticadas, e por aí vai.

Mas antes do bloco, algumas não-regras para participar do projeto:
  • Você não precisa ser aluna do ateliê;
  • Você não é obrigada a participar até o fim;
  • Você não precisa confeccionar todos os blocos;
  • Você não será obrigada a doar um bloco no fim do projeto, como explicado na postagem anterior (mas se desejar doar ficaremos muito felizes);
  • Se não for aluna do ateliê, você não precisa trabalhar sozinha: que tal reunir um grupo de amigas e fazer um projeto em grupo? 
A única regra de verdade é: divirta-se! Mas se topar o desafio de costurar todos os blocos, garantimos que você vai aprender muito.




E lembrando: você não está sozinha nisso; mesmo que more longe, ofereceremos apoio em qualquer dificuldade, da forma que for possível: vídeo, áudio, telefonema, troca de mensagens, etc. Para isso, não deixe de se juntar ao grupo que estamos criando no whats app especialmente para isso. Envie uma mensagem para (35) 99931-3279 e solicite sua inclusão. Tudo gratuitamente!

E vamos ao  bloco 1!

Eu sempre vou mostrar cada bloco novo desta forma: esquema do bloco, esquema com letras identificando cada peça, e esquema com grade mostrando como chegar ao tamanho de cada peça. Aqui você encontra uma lição especial sobre a utilização da grade para calculo de blocos.

Cada bloco vai medir 8 polegadas; o bloco está montado em uma grade de 4 x 4 quadradinhos, onde cada quadradinho vale 2 polegadas. Como há apenas quadrados e retângulos neste bloco, todas as peças receberão um acréscimo de 1/2 polegada para as margens de costura. Nossa lista de corte fica assim então:

Peça A:

O quadradinho mede duas polegadas; corte com 2 ½”. Tecido azul médio. 2 peças.

Peça B:

O quadradinho mede duas polegadas; corte com 2 ½”. Tecido neutro. 2 peças.

Peça C:

O quadradinho mede duas polegadas; corte com 2 ½”. Tecido azul escuro. 2 peças.

Peça D:

O retângulo mede 4 x 2; corte com 4 ½ x 2 ½”. Tecido azul estampado claro. 2 peças.

Peça E:

O retângulo mede 6 x 2; corte com 6 ½ x 2 ½”. Tecido azul estampado. 2 peças.


OBS.: Para simplificar, o esquema de cores dos blocos será sempre azul. Mas você pode - e deve! - escolher seu próprio esquema. Mas lembre-se: é importante respeitar o contraste de tons claros, médios e escuros - isso ajuda a destacar a geometria dos blocos. Para mais orientação sobre cores e tons, leia as lições "Entendo os Retalhos I, II e III", no marcador Lição de Patchwork (procure na coluna à direita).

Em seguida, acompanhe o esquema de montagem do bloco (clique para ampliar):

Este foi o primeiro bloco. Vamos sempre fazer o possível para apresentar cada bloco da melhor maneira possível, bem explicado, com ilustrações. Mas essa não é uma tarefa fácil, pois cada pessoa tem sua própria forma de aprender. Por favor, envie feedback e sugestões.

E como este pretende ser um projeto interativo, envie também sugestões de blocos - algo que você viu e gostou; não prometemos aproveitar todas as sugestões, pois os blocos precisam seguir o padrão de grade 4 x 4; mas postaremos todos os que estiverem no padrão! Fique à vontade também para enviar fotos de seus blocos prontos - assim conquistaremos mais participantes para o projeto!

Obrigada pela participação e até quarta que vem!

2 comentários: