quarta-feira, 1 de março de 2017

Projeto Sampler 2017 - Bloco 3

Bom dia!

Quarta-feira de cinzas, aquela sensação de anti-climax, desânimo de retomar a rotina... então, nada melhor do que um projeto novo para animar! Ainda dá tempo de juntar-se a nós - veja as postagens anteriores!

E para quem já está no embalo, vamos ao terceiro bloco: um log cabin. Log cabin, para quem não sabe, é um tipo de moradia construído pelos primeiros colonos na América do Norte; a gente vê muito nos filmes - construções simples feitas em toras de madeira - ou "logs":


Essas cabanas bem simples tinham poucos cômodos; sala de estar e cozinha eram uma coisa só, e a lareira, que servia de fogão, era o centro da casa; por isso, tradicionalmente os blocos de patchwork log cabin empregavam a cor vermelha no quadradinho central, simbolizando o fogo em torno do qual a família reunía-se. 

Quase todo bloco de patchwork tem uma origem fascinante - vale a pena pesquisar. Existem inúmeros tipos de blocos log cabin, mas vamos apresentar aqui o mais simples e mais tradicional:

O bloco log cabin não é montado pelo sistema de sub-unidades mostrado em lições anteriores; mesmo assim, suas partes são proporcionais a uma grade, como já aprendemos.

Como nosso bloco precisa medir 8 polegadas, o quadradinho central vai medir 2 polegadas; e todos os "logs" terão 1 polegada de largura.

Para obter o efeito diagonal típico do bloco, escolha cores diferentes para um e outro do bloco; se estiver confeccionando um sampler monocromático, escolha três tons mais claros para um lado, e três tons mais escuros para o outro (como mostra a ilustração acima).

Nossa lista de corte fica assim (cortar apenas 1 peça de cada):

Centro: cortar 1 quadradinho em azul escuro, medindo 2 1/2"

Peça A: cortar com 1 1/2" x 2 1/2" (azul claro 1)

Peça B: cortar com 1 1/2" x 3 1/2" (azul claro 1)

Peça C: cortar com 1 1/2" x 3 1/2" (azul escuro 1)

Peça D: cortar com 1 1/2" x 4 1/2" (azul escuro 1)

Peça E: cortar com 1 1/2" x 4 1/2" (azul claro 2)

Peça F: cortar com 1 1/2" x 5 1/2" (azul claro 2)

Peça G: cortar com 1 1/2" x 5 1/2" (azul escuro 2)

Peça H: cortar com 1 1/2" x 6 1/2" (azul escuro 2)

Peça I: cortar com 1 1/2" x 6 1/2" (azul claro 3)

Peça J: cortar com 1 1/2" x 7 1/2" (azul claro 3)

Peça L: cortar com 1 1/2" x 7 1/2" (azul escuro 3)

Peça M: cortar com 1 1/2" x 8 1/2" (azul escuro 3)

Agora, siga o esquema de montagem abaixo:

Repare que primeiro foram costurados os retângulos A e B (lado claro) e depois os retângulos C e D (lado escuro); continue desta forma, costurando em seguida:

retângulos E e F (lado claro);
retângulos G e H (lado escuro);
retângulos I e J (lado claro);
retângulos L e M (lado escuro).

IMPORTANTE: PASSE SEMPRE AS MARGENS DE COSTURA PARA FORA - OU SEJA, NO SENTIDO DO NOVO RETÂNGULO QUE VOCÊ ACABOU DE COSTURAR.

E é só isso!

O bacana deste bloco é que ele tem um forte contraste na diagonal; se confeccionarmos mais blocos, dá para montar peças com designs muito interessantes. Veja só:
Exemplos de montagem com 4 blocos

Exemplos de montagem com 16 blocos

Mas você deve estar pensando: para costurar dezesseis blocos, quantos retângulos eu terei de montar ?!

Muita calma nessa hora rsrsrsrs... A resposta é: NENHUM. Quando confeccionar múltiplos blocos, basta se preocupar com a largura das tiras que formam os logs; corte várias tiras de cada cor, mas deixe-as inteiras - nada de cortar retângulos; os blocos são montados todos de uma vez só, partindo dessas tiras. Truques do patchwork! Em uma futura oportunidade prepararei uma aula sobre essa técnica.

Este foi nosso terceiro bloquinho. Breve postarei fotos dos blocos que já costurei. Quarta que vem tem mais... e vamos começar a trabalhar com triângulos também. Preparadas? Uma boa semana para todas e até lá!

2 comentários:

  1. Acho lindo o Log Cabin, estou aguardando sua aula com a técnica mensionada, ok?
    Demora não. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar: vou tentar postar no próximo feriado! Abraço e até lá!

    ResponderExcluir