quarta-feira, 22 de março de 2017

SAMPLER 2017 - BLOCO 6

Bom dia!

Eu adoro o outono: época deliciosa para costurar e planejar projetos para o inverno! Aqui a nova estação chegou trazendo manhãs bem mais frias e dias mais confortáveis.

E hoje é quarta-feira, dia de bloco novo! Nas últimas duas semanas nós confeccionamos blocos que utilizavam bipartidos; hoje vamos aprender a costurar tripartidos.

Este é o nosso bloco da semana:

Ele é formado por 4 tripartidos - todo mundo vai ficar craque! Mas também incluí 4 bipartidos nos cantos: assim a gente aprende algo novo mas reforça o que já fez antes.

Os tripartidos envolvem o segundo tipo de triângulos - o QS. Quem acompanha nossas aulas desde antes deste projeto já aprendeu, na lição 7, que temos dois tipos de triângulos: o HS e o QS. Se você não conhece a diferença, não deixe de ler a lição com atenção. Ela vai te mostrar o motivo, a solução do problema e como cortar cada um deles.

Nosso bloco precisa medir 8 polegadas; então, cada quadradinho da grade quadriculada vale duas polegadas. Nossa lista de corte vai ficar assim:

PEÇA A:

É um retângulo de 2 x 4; corte com 2 1/2 x 4 1/2, no tecido coringa, 4x; reserve.

PEÇA B: É o tripartido.

O triângulo maior, azul médio, é um HS; precisa medir 2 polegadas; corte quadrados de 2 7/8 (o acréscimo de 7/8 é uma tabela fixa que está explicada lá na lição 7). Você vai precisar de 4 triângulos, então corte dois quadrados (1 quadrado = 2 triângulos). Reserve.

Os triângulos menores, em azul mais escuro e branco, são do tipo QS. Precisam medir 2 polegadas; corte quadrados de 3 1/4 (o acréscimo de 1 1/4 é uma tabela fixa que está explicada lá na lição 7). Você precisa de 4 triângulos no tecido escuro e 4 no tecido coringa. Corte 1 quadrado de cada (1 quadrado = 4 triângulos).

Para montar o tripartido:

Na base de corte, posicione os quadrados de 3 1/4, direito com direito, bem alinhadinhos; corte na diagonal DUAS VEZES. Você obterá 4 pares de triângulos bicolores; costure como mostrado abaixo (faça 4 peças):

Em seguida, prepare os triângulos em tecido de cor média: corte os quadrados de 2 7/8 na diagonal UMA VEZ. Costure cada um desses triângulos com uma peça bicolor preparada no passo anterior (faça 4 peças):


Seus 4 tripartidos estão prontos! Monte o catavento central do bloco desta forma:


PEÇA C: É o bipartido que você já conhece. Cada um mede 2 polegadas, portanto corte os quadrados com 2 7/8; corte dois quadrados em coringa e dois quadrados em azul. Monte os 4 bipartidos como já ensinado nos blocos anteriores deste projeto.

Agora você já tem todas as "pecinhas de lego" para montar o bloco. Proceda assim:


Os tripartidos são muito úteis e vão estar presentes em muitos blocos que veremos por aí. A própria lição 7 mostra um modelo; a lição 6 apresenta vários outros. E você sabia que os tripartidos podem formar uma bela borda? Veja só:


Ou, dependendo do tamanho dos tripartidos, um caminho de mesa (o exemplo natalino é do Pinterest):


Enfim...o céu é o limite quando a gente aprende a confeccionar um grande número de sub-unidades e suas combinações. No mais, é manter os olhos bem abertos para todas as combinações e possibilidades que só enxergamos quando entendemos essas noções de design. É esse conhecimento que o Baú da Cotinha deseja oferecer a todos que seguirem este projeto. Continuem com a gente e até quarta-feira que vem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário