segunda-feira, 17 de abril de 2017

Paninhos, Amigos, Apoio, Começos...

Hoje cedo eu fiz um post aqui sobre ensinar e aprender, citei meu início como professora de patchwork e fiquei de contar depois a história. E aí depois virou agora, pois não deu para resistir.

Eu comecei a ensinar patchwork como voluntária - na Creche Foch, aqui Pouso Alegre: lugar especial onde fiquei por dois anos, e onde aprendi muito. O carinho que ficou é tanto, e a admiração pelo trabalho deles é tamanha, que até hoje aqui no ateliê quase todos os nossos projetos solidários são em benefício dessa incrível instituição e suas crianças. Aqui tem uma postagem sobre um desses projetos, e na página do ateliê no facebook você encontra outros.

Sou muito grata pelo tempo que passei na creche porque lá eu percebi que podia me tornar professora. Mas ainda assim não pensava em deixar minha profissão e seguir por esse caminho como acabei fazendo. Houve algumas pessoas que foram fundamentais para que isso se tornasse possível, e é sobre duas delas que quero contar hoje.

Quando mudei para Pouso Alegre, em 2003, o patchwork estava começando a se tornar muito popular no Brasil. Por aqui, nem se ouvia falar ainda; e nem havia materiais ou variedade de tecidos à venda. As primeiras pessoas para quem mostrei meu trabalho na cidade foram o William e a Ana Maria Clareth - irmãos e proprietários da Jomar Tecidos e do Bazar Ana Maria. Deles eu recebi o encorajamento inicial para começar a dar aulas profissionalmente; eles também se comprometeram a disponibilizar em suas lojas os materiais necessários, e foram os primeiros a anunciar meu trabalho.

E foi assim que comecei. Com a cara, a coragem, e duas máquinas de costura em cima da mesa da sala. As primeiras alunas vieram. E muitas outras, com o tempo. Uma forasteira ganhava nome na cidade.

E mesmo sendo eu quase desconhecida, a Jomar tecidos e o Bazar Ana Maria aceitaram patrocinar minha primeira exposição na cidade. Eles não faziam ideia do que eu ia montar (e nem eu!), mas confiaram e apoiaram. Depois vieram outras exposições, outros eventos; e também diversos projetos solidários realizados... sempre com o apoio deles.


Aninha, William e eu na inauguração da 1ª Mostra de Patchwork de Pouso Alegre, realizada em maio de 2009 na galeria do Conservatório Estadual de Música. 

Este não é, portanto, um post pago - pois eles me "pagaram adiantado" rsrsrs: apoiando e divulgando meu trabalho e meus eventos!

Hoje meu ateliê é conhecido em Pouso Alegre e região, e a Jomar Tecidos e o Bazar Ana Maria pesquisam e correm atrás para oferecer cada vez mais variedade de tecidos e outros materiais necessários para quem faz patchwork (e outras artes também!). Este mês o William inaugurou sua nova loja - ampliada, modernizada e com uma coleção de estampas de derreter o coração de qualquer "Quiltéria"!

A nova Jomar Tecidos fica em frente à praça principal da cidade, do lado esquerdo da Catedral (e o bazar da Aninha fica ali pertinho, no calçadão).








Olha o Baú da Cotinha aí: peça feita por mim exposta na loja. A maior parte de minhas alunas descobre o ateliê através da Jomar.

Aninha e William na nova loja.
Aninha dando uma força durante a montagem de nossa primeira exposição, em 2009. Ela também é artesã e contribuiu com uma de suas peças.



Foi um prazer acompanhar o entusiasmo de nossos parceiros enquanto a reforma acontecia, e poder fazer as fotos acima na semana da inauguração. Parabéns pelo trabalho, e mais uma vez obrigada por apoiar o Baú da Cotinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário