quarta-feira, 5 de julho de 2017

Projeto Sampler 2017 - BLOCO 21

Bom dia!

Hoje vamos continuar nosso plano de aprender a utilizar a técnica canto quebrado para criar blocos ilustrativos: vamos costurar um coração!


Facim, facim...!

O bloco é montado em duas metades espelhadas. Observando a grade já dá para deduzir o tamanho das peças para um bloco de 8 polegadas. Vamos lá:

  • As "metades" do coração medem 4" x 8"; corte com 4 1/2 x 8 1/2", duas vezes, em tecido azul (já que as peças são grandinhas e o design do bloco é simples, aproveite para utilizar uma estampa mais elaborada).
  • Os cantos quebrados inferiores medem 4 polegadas; corte com 4 1/2, duas vezes, em tecido coringa.
  • Os cantos quebrados superiores medem 2 polegadas; corte com 2 1/2, em tecido coringa, 4 vezes.

Lembre-se que você deve riscar um traço perfeito na diagonal de todos os quadradinhos - onde você vai costurar para quebrar os cantos. Se tiver dúvidas sobre a técnica, releia a lição básica nº 5.

Vamos começar quebrando os cantos superiores dos retângulos:


Em seguida, vamos quebrar os cantos maiores e juntar as metades. ATENÇÃO: estes cantos são espelhados!


Pronto!

O bloco coração é simples e perfeito para projetos scrap - aqueles em que você "raspa o fundo do tacho" e utiliza todas as suas sobrinhas. Experimente, por exemplo, intercalar fileiras de corações com bordas geométricas:


O coração também fica lindo utilizado como centro de outros blocos - estrelas e espirais. Mas vou mostrar isso em outra ocasião.

Estou atrasada com a confecção de meus bloquinhos: parei no 16. Eu sempre costuro de 4 em 4, então já devia ter costurado os blocos 17-18-19-20. Mas estamos super envolvidas aqui no ateliê com nosso projeto solidário do ano - a confecção de 45 mantinhas para os idosos de um abrigo local. No sábado faremos a entrega dessas peças, então na próxima semana eu coloco meus bloquinhos em dia - e mostro a foto para vocês.

Se você está participando, não deixe de enviar fotos dos seus bloquinhos para eu postar.

Abraço e até a semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário