terça-feira, 18 de julho de 2017

Projeto Sampler 2017 - BLOCO 23

Bom dia!

A essa altura eu já estou longe - viajando! Mas não podia deixar vocês sem "dever de casa". Então preparei a postagem e programei para hoje de manhã.

Tem uma técnica que aprendemos láaaa no começo do projeto: postei dois blocos que a utilizam, e depois não voltamos a trabalhar com ela. Já sabe qual é? Lembrou?

É o tripartido!

Mas como sempre penso em reforçar o aprendizado acrescentando uma pitada de tempero, hoje vamos fazer tripartidos espelhados!

Eis o bloco de hoje:



Esta estrela com efeito de sobreposição é muito bonita - e simples de fazer!

Vamos à lista de corte:

Peça A: É o quadrado central. Mede 4 polegadas, então corte com 4 1/2, uma vez só; como é uma peça simples e maiorzinha, aproveite para utilizar uma estampa mais elaborada.

Peça B: Quadradinhos dos cantos; medem 2 polegadas, então corte com 2 1/2, quatro vezes, em tecido coringa.

Peças C e D: Tripartidos. Se necessário, consulte a lição básica número 7 e relembre como calcular tripartidos. A montagem foi explicada aqui mesmo no nosso projeto, nas intruções do bloco 6

Você já sabe que os tripartidos utilizam ambos os tipos de triângulos - HS e QS. Precisamos de tripartidos medindo duas polegadas, então vamos cortar:
  •      HS: 2 7/8. Você precisa de 8 triângulos, então corte 4 quadrados, no tecido claro (na ilustração acima, estou usando a cor verde água);
  •      QS: 3 1/4. Você precisa de 4 triângulos no azul médio e quatro no azul escuro, então corte 1 quadrado de cada. Você também vai precisar de 8 triângulos em tecido coringa, então corte 2 quadrados. 
A montagem é do jeitinho que expliquei nas instruções do bloco 6, com apenas uma pequena diferença. repare só neste esquema que trouxe de lá:

Ele mostra que os pares de triângulos QS são costurados na posição mostrada - cor embaixo, coringa em cima, começando a costura pelo ângulo reto. Para o nosso bloco de hoje você vai fazer assim para 4 dos tripartidos - digamos, os que têm o azul mais escuro. Faça os 4 pares e reserve. Mas quando fizer os outros 4 tripartidos - os que usam o azul médio - inverta a posição mostrada acima: alinhe coringa embaixo, cor em cima. Mas costure do mesmo jeito - começando pelo àngulo reto. Essa inversão é que vai criar o efeito espelhado.

Depois de montar os pares de QSs para todos os tripartidos, o resultado deve ser este - você deve ter 4 peças de cada:


Na pilha da esquerda, passe as margens em direção ao triângulos azul; na outra pilha, passe em direção ao coringa. 

Se a posição estiver certinha, prossiga como ensinado nas instruções do bloco 6: costure um triângulo HS verde água a cada uma das 8 peças acima. Seus oito tripartidos estarão prontos. Mas atenção na hora de passar: na pilha da esquerda (azul escuro), passe as margens em direção ao triângulo grande; na outra pilha, passe para o lado oposto. Isso vai te ajudar na hora de juntar de dois em dois, pois as margens já estarão invertidas:


Agora ficou fácil montar o bloco:

Uma variação interessante deste bloco seria:
  •      substituir o quadrado central por quatro bipartidos, formando um catavento;
  •      substituir os quadrados simples dos cantos por unidades 4-patch - aquelas contendo quatro quadradinhos montados em strip-piecing (que já aprendemos ao longo deste projeto).

Ficaria assim:
Este design já foi mostrado na lição básica número 9; e lá também mostramos diversas possibilidades de projetos utilizando o bloco. Vai lá e se joga!

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário