quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Projeto Sampler 2017 - BLOCO 35

Olá!

Peço desculpas mais uma vez por atrasar a postagem. Sinceramente, não sei o que está acontecendo; mas, analisando bem, só consigo chegar a uma conclusão: segundo semestre! É sempre assim: quanto mais perto do fim do ano, mais rápido parece que o tempo passa. E aí as responsabilidades vão se acumulando, e quando a gente vê... é Natal!

Enfim, estou aqui, mesmo com um pouquinho de atraso, e este será nosso bloco nº 35:


Vamos reforçar um pouco um conceito que vimos na lição do bloco 33, duas semanas atrás: a noção de que há sempre mais de um jeito de confeccionar um bloco. Reparem na ilustração: à esquerda, o design foi totalmente montado com bipartidos, mas apresenta muitas costuras; à direita, o mesmo design é obtido com sub-unidades diferentes e bem menos costuras. Para que isso seja possível, vamos aprender hoje a costurar uma pecinha bem fora do comum:


Quatro peças como esta - medindo 4 polegadas - formam nosso bloco. O diferente nesta sub-unidade é que vamos precisar usar HSs de uma forma mais elaborada: quando fazemos bipartidos, riscamos os quadradinhos, costuramos no risco e depois cortamos; é uma forma de evitar lidar com as extremidades em viés. No caso acima, vamos realmente ter de trabalhar com triângulos e suas beiradas instáveis. Mas fique tranquila: mão leve, delicadeza e capricho resolvem o problema.

Nossa lista de corte vai ficar assim:

Peça A: É um bipartido de duas polegadas. Corte quadradinhos de 2 7/8" - 2x em tecido azul e 2x em tecido coringa; monte os quatro bipartidos e reserve.

Peça B: É um triângulo HS, e você vai precisar de oito deles (para os quatro quadrantes); corte com 2 7/8", 4x, em tecido coringa; você vai precisar cortar esses quadradinhos uma vez na diagonal para obter os triângulos, mas faça isso apenas no momento em que for costurá-los.

Peça C: É um triângulo HS medindo quatro polegadas, e você vai precisar de 4 deles; corte portanto dois quadrados, em tecido azul, medindo 4 7/8". Você vai precisar cortar esses quadrados uma vez na diagonal para obter os triângulos, mas faça isso apenas no momento em que for costurá-los.

Peça D: É um cantinho quebrado que mede duas polegadas. Corte, portanto, quadradinhos de 2 1/2", em tecido coringa, 4x. 

Vamos à montagem: siga o esquema, prestando atenção à posição das peças:


O próximo passo é quebrar os cantos dos triângulos maiores utilizando os quadradinhos brancos. Você já aprendeu como fazer isso nas lições anteriores. Passe as margens de costura do mesmo jeito que passou as margens na etapa anterior: em duas das das peças, passe na direção do novo triângulo branquinho; nas outras duas, passe na direção oposta.

Feito isso, as 4 partes estão prontas. Junte tudo, reparando nas setas vermelhas na ilustração abaixo - que mostram como as margens de costura devem estar invertidas:


Só falta um, gente! Maravilha, né? Na quarta que vem estarei de volta com o bloco 36. Mas não esqueça: haverá mais aulinhas em seguida com diversas sugestões de montagem. Continue com a gente, e não deixe de enviar fotos dos blocos que já costurou.

Bom feriadão e até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário