quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Projeto Sampler 2017 - Bloco 36

Conseguimos!!!

Hoje é dia de postar nossa última aulinha - cumprimos a meta de confeccionar 36 blocos de patchwork e com isso aprender muitas técnicas e macetes. Sim, eu sei - tem gente que está acompanhando as lições mas ainda não costurou os blocos todos. Eu mesma tenho uns sete ou oito blocos pendentes. E justo por isso eu planejei encerrar o projeto em outubro - para que todas nós tenhamos um "respiro" e a chance de finalizar os blocos com calma até o final do ano.

Aliás, não estamos exatamente encerrando o projeto: estamos encerrando as aulinhas de blocos. Até o fim do ano ainda teremos lições regulares com exemplos e segredinhos de montagem. Continue acompanhando!

E este é nosso esperado bloco nº 36:


Este design é montado por quadrantes (e não por linhas, como é mais comum); a partir de um bipartido, vamos colocar bordas de um lado só, quebrar os cantos, colocar bordas de novo, e quebrar os cantos uma segunda vez. Parece confuso? Não é, na verdade: é bem simples. Cada quadrante mede quatro polegadas (para que o bloco termine medindo 8, certo?).

Escolha dois esquemas de cores; neste nosso exemplo, usamos verdinho água/azul em dois dos quadrantes; e branco/verde escuro nos outros dois.

A lista de corte fica assim:

Bipartidos: medem duas polegadas. Corte tudo com 2 7/8", sendo um quadrado de cada cor escolhida; monte os bipartidos como você já aprendeu, prestando atenção às cores que você quer em cada quadrante.
Bordas: as bordinhas que contornam os bipartidos medem uma polegada; corte uma tira com 1 1/2" de largura de cada cor escolhida como fundo (as duas cores mais clarinhas - em nosso exemplo, verde água e branco), e de cada uma dessas tiras corte os seguintes pedaços:
  •      dois retângulos de 2 1/2"
  •      quatro retângulos de 3 1/2
  •      dois retângulos de 4 1/2

Para quebrar os cantos: Todos os cantos medem duas polegadas; corte quadradinhos de 2 1/2", sendo quatro unidades de cada cor principal escolhida - as duas cores mais escuras (em nosso exemplo, azul escuro e verde escuro).

Vamos à montagem; primeiro, vamos cuidar da primeira volta de bordas:

Proceda do mesmo jeitinho com a segunda volta de bordas:


Os quadrantes estão prontos! Agora é só juntar tudo, mas aqui vão umas dicas para tornar o processo mais tranquilo:
  •      Ao acrescentar as bordinhas nos passos acima, passe todas as margens para longe dos bipartidos - sempre na direção de cada retângulo recém costurado. 
  •      Ao quebrar os cantos após a primeira volta de bordas, passe as margens na direção dos triângulos.
  •      Ao quebrar os cantos da segunda volta de bordas, passe as margens na direção do triângulo nas duas peças de um esquema de cor; faça o contrário ao quebrar os cantos das peças do outro esquema de cor: passe as margens para dentro. Esse cuidado é importante porque esses cantos quebrados formarão interseções - que precisam ser invertidas! - na montagem final.
A etapa final da montagem é bem simples:


Você agora é a feliz possuidora de 36 blocos em patchwork! E com eles vamos montar um projeto arrasador.

Mas, por hoje, vamos ver exemplos de utilização do bloco da semana. Quando juntamos vários deles linearmente, o efeito secundário é bem interessante:


Ou então, já que o Natal está chegando, que tal um caminho de mesa? 


No design acima, os blocos foram posicionados diagonalmente; e, nos triângulos de encaixe, foram utilizados quadrantes extras do bloco.

Não conseguiu enxergar? Não sabe o que é triângulo de encaixe? Nunca ouviu falar em montagem diagonal x montagem linear? Acompanhe nossas próximas lições: vamos falar de tudo isso e ver muitas possibilidades para aproveitar nossos blocos.

Abraço e até semana que vem!

2 comentários: