sexta-feira, 24 de maio de 2013

Aula Relâmpago: Resposta do desafio - bloco vermelho e verde

Ontem eu postei mais uma aulinha numerada, daquelas que, como já expliquei, são bem básicas - para quem nunca fez aula e não sabe por onde começar. Para as mais avançadas não ficarem com ciúme, hoje vou postar o resultado do desafio que propus uns dias atrás - o bloco deste trabalho (autor desconhecido):

Uma das alunas do ateliê se arriscou, e corretamente enxergou gansinhos e nine-patches no bloco. Faltou, porém,  um tipo de sub-unidade: o quadrado formado por 4 triângulos QS. Repare:



Agora deu para visualizar, né?

Esse é um bloco montado em uma grade de 8 x 8 quadradinhos. Então podemos confeccioná-lo com 16 polegadas - 2 polegadas cada quadradinho (daria o tamanho de uma capa de almofada). Assim, as unidades teriam os seguintes tamanhos:

   - quadrado central: 4 polegadas;
   - gansinhos: 4 x 2 polegadas;
   - quadripartido (inventei esse nome agora para os quadrados formados por 4 triângulos QS): 4 polegadas;
   - nine-patch: 6 polegadas, ou 2 polegadas cada quadradinho;

Agora já podemos elaborar uma lista de corte, lembrando que precisamos acrescentar as margens de costura aos tamanhos acima. Vamos lá:

GANSINHOS:
Quadrado maior: 5 1/4" (1x, tecido verde)
Quadradinhos menores: 2 7/8" (4x, tecido coringa)
(E vocês já sabem que essas 5 peças renderão 4 gansinhos)

QUADRIPARTIDOS:
Quadrados de um só tamanho: 5 1/4"
       - 2x no tecido vermelho (renderão 8 triângulos)
       - 1x no tecido verde (renderá 4 triângulos)
       - 1x no tecido coringa (renderá 4 triângulos)

CENTRO:
Cortar um quadrado vermelho medindo 4 1/2"

NINE-PATCHES:
Somos espertas e vamos usar a técnica de strip-piecing, certo? Então vamos precisar de dois conjuntos de tiras diferentes, com as seguintes larguras:

       - conjunto 1: tira verde (2 1/2") + tira coringa (4 1/2"); desse conjunto vamos obter a primeira e a última unidades do bloco; ou seja, vamos precisar de duas fatias desse conjunto por bloco = 8 fatias; como cada fatia será cortada com 2 1/2", no total o conjunto de tiras deve medir 20 polegadas (2.5 x 8);

       - conjunto 2: tira coringa (2 1/2") + tira verde (2 1/2") + tira coringa (2 1/2"); desse conjunto vamos ober a peça do meio do bloco - uma só por bloco; então esse conjunto de tiras pode medir só a metade do outro conjunto,pois só precisaremos de 4 fatias de 2 1/2".

É isso!

Lembrando: se você é novata, provavelmente viajou nas explicações acima... não fique triste! Essas aulas-relâmpago contendo respostas a desafios são para as alunas que avançadas, que já entendem essa linguagem de fórmulas, acréscimos, tipos de triângulos, técnicas, etc. Você chega lá!

E agora, quem aceita o desafio de confeccionar uma peça com o bloco acima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário