quinta-feira, 23 de maio de 2013

Lição 3: Calculando um bloco

O meio do ano está aí na porta, e quando a gente piscar o olho já vai ser Natal de novo. Então vamos nos jogar na confecção dos bloquinhos do painel de Natal que estamos calculando. Quem não lembra, clique à direita no marcador "Lições de Patchwork" e acompanhe conosco.

Nessas lições anteriores já expliquei vários detalhes sobre a grade invisível do painel e de cada bloco, e mostrei as principais sub-unidades que compõem os diversos blocos. Hoje vamos calcular o bloquinho mais simples desse projeto, que é o último da ilustração abaixo:


Já vimos também que cada bloquinho dos menores terá 4 polegadas. Então podemos deduzir:

   - os quadradinhos verdinhos dos cantos medirão 1 polegada;
   - o quadrado vermelho no centro medirá 2 polegadas;
   - os retângulos de cor neutra medirão 1 x 2 polegadas.

Agora guarda a regra: quadradinhos e retângulos são SEMPRE cortados com meia polegada a mais. Por que? Porque quando costurados perderão 1/4 de polegada em toda a volta, uai! Já disse aqui que patchwork é como lego - tudo precisa encaixar certinho. Então todas as peças são cortadas com 1/4 de sobra em toda a volta, e na hora da costura deve-se ajustar a máquina para um ponto reto com exatamente essa largura. 

Fica assim então nossa lista de corte (listando o tipo de peça,a cor, o tamanho e a quantidade):

   - quadradinhos - tecido verde - 1 1/2" - 4x
   - quadrado - tecido vermelho - 2 1/2" - 1x
   - retângulos - tecido neutro - 1 1/2" x 2 1/2" - 4x

Se estiver fazendo múltiplos blocos, lembre-se de multiplicar o total de cada peça pelo número de blocos.

E na hora de costurar?

Se você cortou suas peças com todo o cuidado, com certeza não terá problemas para encaixá-las com capricho. As peças devem estar alinhadas com perfeição; ao juntar dois quadrados, por exemplo, você deve olhar de um lado e de outro, e certificar-se de que nenhum dos dois tecidos aparece do outro lado (ou pelo menos não mais que um fio de cabelo!).

Prepare a máquina para fazer uma costura medindo exatamente ¼ “ (um quarto de polegada). Enquanto estiver aprendendo, use sua régua para conferir todas as costuras.

Após costurar, passe a margem toda, a ferro, para um lado só. Assim você obterá unidades formadas por mais de um pedaço de tecido:


Arrume as peças, direito com direito, certificando-se de que as margens estão invertidas; encoste-as bem e alfinete, se desejar:


Costure com cuidado; certifique-se de que as peças continuam alinhadas até o fim da costura. Abra a peça e, mais uma vez, passe as margens para um lado só. Essa sequência não mostra as peças no tamanho das sub-unidades de nosso bloquinho, mas a técnica de margens invertidas mostrada vale para qualquer encaixe de peças.

Parece demorado cortar várias pecinhas e costurar uma por uma para formar um bloco? Existem truques para cortar o caminho e tornar o trabalho mais rápido, e na próxima lição vamos falar de uma dessas técnicas: strip-piecing.

Até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário