quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Projeto Sampler 2017 - BLOCO 2

Bom dia e boa quarta-feira para todos!

Hoje é dia de bloco novo, e dia de aprendermos algumas jogadas interessantes. Prontas? Vamos lá!

Este é nosso bloco da semana. Ainda sem triângulos, mas com um número maior de quadradinhos e alguns encaixes mais elaborados.

Definindo o cálculo do bloco:

Ele está montado em uma grade de 8 x 8 quadradinhos; como o bloco precisa medir 8 polegadas, cada quadradinho da grade imaginária valerá uma polegada.

Então:
  • Os quadrados identificados com a letra C medirão 4 polegadas; corte com 4 ½”. Como essas peças são maiores, você pode usar uma estampa um pouco mais elaborada, em tom médio. Corte duas peças. Reserve.
Você deve estar imaginando, corretamente, que na sub-unidade com os quadradinhos azuis as peças devem medir:

  • quadradinho maior: 2 polegadas;
  • quadradinhos menores: 1 polegada;
  • retângulos: 2 x 1 polegadas
MAS...

...nós não vamos cortar essas peças; vamos empregar uma técnica esperta chamada strip-piecing – ou “montagem através de tiras”.

Você vai montar dois conjuntos de tiras diferentes, e desses conjuntos cortará "fatias" para montar sua peça:

Strip-piecing A:

Strip-piecing B:

NÃO ESQUEÇA: Passe todas as margens de costura das 
peças acima em direção ao tecido colorido. 

Agora vamos à montagem:

Comece unindo duas fatias A com uma fatia B,como mostra a ilustração; como você foi esperta e no passo anterior já passou todas as margens em direção ao tecido mais escuro, agora elas vão todas encaixar certinho:

Monte duas peças; a cada uma, você vai acrescentar um quadrado C - aquele que você cortou em tecido estampado e reservou:

Monte duas vezes, passando as margens de costura em direção ao quadrado C. Agora una essas duas peças:

Missão cumprida. Parabéns!

Agora, uma pergunta valendo dois pontos extras na média final (brincadeira!):


Ao montar os strip-piecings, está especificada acima a largura das tiras; e o comprimento? Qual deve ser?

Guarde essa:

Por exemplo: no caso do bloco acima; precisamos de 4 fatias A, e cada uma deve ser cortada com 1 1/2; então as tiras precisam medir no mínimo 6". Eu digo "no mínimo" porque na verdade a gente nunca deve preparar o strip-piecing exatamente no tamanho necessário. Vai que na hora de fatiar a régua escorrega, ou a gente erra na medida... Não viva perigosamente - use tiras mais compridas do que  necessário!

Já no caso da peça B, precisamos de duas "fatias" medindo 2 1/2"; então o strip-piecing precisa medir pelo menos 5 polegadas.
Agora: bacana mesmo é quando a gente precisa confeccionar muitos blocos: no caso do bloco acima, se precisássemos de 36 blocos, seria necessário cortar 144 fatias A; aí é que o strip-piecing compensa e agiliza muito o trabalho: bem mais rápido e eficiente do que ficar costurando ziliões de quadradinhos e retangulinhos.

Como vamos montar um bloco só, nem compensa tanto usar a técnica; mas eu quis ensinar o strip-piecing porque isso espanta o "bicho-papão" que assombra muita gente: quando uma pessoa leiga vê uma peça em patchwork, normalmente se assusta com a quantidade enorme de pedacinhos; mas a verdade é que existem inúmeros truques para chegar naquele resultado sem lidar com o que eu chamo de "estrogonofe": tudo picadinho!


Temos feriadão esta semana, então que tal um desafio? Faça mais peças! Com três ou quatro blocos você monta um centro ou caminho de mesa. Saca só:





Na quarta-feira de cinzas tem bloco novo. Bom carnaval e boas costuras!

Um comentário: