quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Projeto Sampler 2017 - BLOCO 27

Bom dia!

Por aqui o tempo já deu uma esquentadinha e os dias estão cada vez mais parecidos com a primavera! O fim do ano logo estará aí, e nosso sampler vai chegando ao fim: faltam apenas 9 blocos para completar nossa meta. Ufa!

E continuando hoje no espírito da primavera, vamos costurar uma borboleta! Lindinha e super fácil:

Com seu olhar treinado você já deve ter percebido que a parte superior é formada por bipartidos, e a parte inferior é formada por quadrados com três cantos quebrados. Nossa lista de corte é bem simples:

- As "asas" superiores medem 4 polegadas; corte quadrados de 4 7/8 - uma vez em tecido azul, uma vez em coringa.

- As "asas" inferiores medem 4 polegadas também; corte:
  •      quadrados de 4 1/2", em tecido azul, duas vezes;
  •      para quebrar os cantos, quadrados de 2 1/2", 6 vezes, em tecido coringa.

A montagem também é bem simples:

- Comece montando os bipartidos (asas superiores) como você já aprendeu; você tera dois bipartidos; em um deles, passe a margem de costura para o lado azul; no outro, passe para o lado coringa.

- Una os dois bipartidos como mostrado no desenho; as margens já estarão devidamente invertidas, pois você já tomou esse cuidado no passo anterior. Reserve.

- Agora, quebre os cantos dos quadrados azuis de 4 1/2" para formar as asas inferiores. Siga o esquema (as instruções estão mais enxutas porque você agora já é fera em canto quebrado!):
Hora de juntar as partes superior e inferior. Repare que o desenho mostra como as margens devem estar invertidas (setas vermelhas):

Por fim, borde ou pinte as anteninhas. Pronto: sua borboleta já pode voar!

Imagine uma mantinha de bebê, combinando o bloco borboleta com blocos de quadradinhos simples, e posicionando as borboletas em direções diversas para dar o efeito de revoada:


No desenho acima eu mantive as linhas de contorno pretas para facilitar a visualização do design; veja agora o efeito sem as linhas de contorno:


O efeito diagonal dos quadradinhos apareceu muito mais, né? Patchwork é isso: melhor que jardim de infância!

Conte para a gente como tem sido seu aprendizado; comente sobre as postagens - as explicações estão fáceis para você? Dificeis? Mais ou menos? Você tem sugestões? Lembre-se que este é um projeto interativo, e que seus comentários, sugestões, etc., serão bem vindos. E, principalmente, envie fotos dos seus bloquinhos prontos.

Obrigada e até quarta-feira que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário