sábado, 20 de outubro de 2012

O Parto

Hoje é o último sábado antes da mostra de patchwork estreiar e, por incrível que pareça, não vou passar o dia feito louca, correndo para terminar trabalhos. Tenho coisinhas aqui e ali para finalizar, sim, mas na calma. Além dos projetos que desde o início eu tinha imaginado confeccionar para a exposição, na semana passada me deu a louca e me joguei em um plano ambicioso, que estava desenhado há algum tempo. Decidi que era a hora de transformá-lo em realidade:


Este é apenas um desenho feito no computador, que eu batizei de "Pitágoras" por conta dos muitos, muitos triangulinhos. O primeiro passo foi abrir os gavetões de tecidos e escolher tons variados de coringas (os neutrinhos) e tudo o que eu tinha de simples e bonito que batesse com as cores do desenho: azul marinho, verde musgo, vermelho, vinho, mostarda e marrom. O cálculo já estava pronto, e ao conferir as medidas constatei que no total eram exatamente 960 peças. Podia competir com os quebra-cabeças da Grow, né? Decidi trabalhar por etapas, para não correr o risco de embaralhar tantas pecinhas.


Este é o centro pronto, com o desenho ao lado. Cada etapa cumprida dá motivação para prosseguir. O próximo passo seria a confecção do primeiro nível de bloquinhos. E aqui estão eles:


Em seguida, costurei o segundo nível de bloquinhos, e os blocos intermediários (bipartidos grandes) que formam as faixas diagonais mais escuras:


Bingo! Agora era a hora de unir tudo. Deu bastante trabalho, eram muitas pontinhas para encaixar... mas no final, o resultado estava igualzinho ao desenho:


E por fim, acrescentei a borda de bipartidos (aquelas unidades quadradinhas formadas por dois triângulos contrastantes), montei o sanduíche, quiltei e pus o viés de acabamento.

Pronto, nasceu - é um menino e chama-se "Pitágoras":


Esta e outras lindas peças estarão expostas na 4ª Mostra de Patchwork de Pouso Alegre. Começa na próxima sexta. Não percam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário