segunda-feira, 22 de julho de 2019

Gaia - Diário de um Projeto - DIA 5

Bom dia!

Hoje faz uma semana que comecei a trabalhar no projeto Gaia, e estou muito contente com os resultados. Tudo isso só reforça meu pensamento de sempre: patchwork é uma questão de divide and conquer - "dividir para vencer"! Ou, como dizemos em português, de grão em grão... você sabe o resto!

Antes de mostrar o que fiz no DIA 5, vou esclarecer uma dúvida que algumas pessoas me enviaram: não, eu não tenho trabalhado o dia inteiro. Eu não saberia dizer quantas horas tenho trabalhado por dia; acho que uma média de 2-3 horas. Houve dias em que trabalhei por cinco horas, mas houve outros em que não passei de duas. Houve etapas complexas e demoradas, mas outras foram rápidas e simples. Houve um dia (o sábado) em que não costurei nada - só trabalhei nas postagens do blog. Então a frequência não importa: o que importa é o planejamento e a regularidade.

Certa vez uma aluna me disse, triste: "só tenho tempo de costurar em casa uma vez por semana". É frustrante, eu sei, mas são fases da vida; porém, pense no copo como meio cheio: se você sabe que consegue costurar uma vez por semana, então pode planejar exatamente quanto tempo levará para costurar determinado projeto: divida-o em etapas semanais, faça metas, e siga firme! Tem uma frase de internet que acho bem verdadeira: "Não desista de um sonho só porque vai levar tempo: o tampo vai passar, de qualquer forma." Não é?

Mas vamos lá ver como está o projeto depois deste quinto dia (não consecutivo) de trabalho: 

Comecei cortando os triângulos de encaixe menores; foram oito, no total.

Posicionei-os para checar o design...

...e comecei a costurar como mostro acima. 

A peça de encaixe pronta ficou assim.

Essas peças vão ser unidas cada uma a um bloco principal. 

Assim! são quatro peças como esta. 

Elas serão costuradas ao bloco central. Essa etapa é um pouquinho complicada porque os blocos não estão alinhados numa grade lógica. 

Primeira peça costurada...

...segunda...

...e terceira. Para encaixar a quarta peça eu tenho uma costura em "L" pela frente. Mas é só uma questão de técnica. Sem bicho-papão. 

Pronto! O próximo passo é aparar o projeto em toda a volta, deixando a mesma distância a partir dos "dentes" do bloco principal. 

Projeto aparado! 

Agora preciso cortar um outro tamanho de triângulo de encaixe - para os quatro cantos da peça. 

Por fim, eles serão costurados e aparados (eu sempre corto as peças de encaixe em tamanho maior do que preciso).

E aqui está o resultado!

Neste ponto, o projeto está medindo 42 polegadas (pouco mais de um metro). Três bordas serão acrescentadas, e o tamanho final será em torno de 56 polegadas (aproximadamente 1,40m). 

Nos próximos dias mostrarei a colocação dessas bordas. O plano é este: 


Obrigada por acompanhar, e não deixe de comentar o que está achando. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário