quinta-feira, 25 de julho de 2019

Quilting Livre: como se acolchoa uma peça?

Olá!

O painel Gaia já está devidamente sanduichado e na primeira oportunidade eu gravarei um vídeo mostrando com se faz o quilting livre - e como se aprende a quiltar! É simples, gostoso e qualquer pessoa pode aprender. Aqui na cidade eu já ensinei meninas de 13 a 17 anos em um projeto voluntário, e elas davam um show! Sabe porque? Não tinham medo de tentar!

Enquanto não gravo o vídeo, no entanto, resolvi escrever esta postagem - atendendo a pedidos - sobre como se monta um sanduíche para quiltar.

Vamos lá:

O sanduíche consiste de três camadas: a peça em patchwork; a manta acrílica; e o forro da peça.



- Para o forro, você pode utilizar um tecido mais econômico, mas que seja 100% algodão e tenha sido pré-lavado. Uma opção é o algodão empregado na confecção de lençóis, que mede 2,20 a 2,50m de largura. Cuidado com estampas chamativas, que podem “brigar” com a frente da peça ou mesmo fazer sombra. 

- Existem muitos tipos de manta acrílica; o acrylon, comumente encontrado em bazares, dificulta bastante a montagem do sanduíche e a peça não fica muito plana; a manta que utilizamos em geral é do tipo prensada, da marca Pegorari; você encontrará à venda os tipos R1 e R2. Elas oferecem uma ou duas superfíceis termocolantes – o que facilita enormemente a montagem e qualidade do sanduíche.

- A manta de uso mais geral deve ser a R1 de densidade menor – mais gostosa ao toque e mais “drapeável”. Mantas mais densas são ideais para bolsas; mas nunca devem ser utilizadas em peças grandes como mantas, colchas, painéis: dificultam o quilt e deixam a peça não muito agradável ao toque – além de dificultar a lavagem.

- A manta acrílica não deve ser guardada dobrada – e menos ainda compactada dentro de gavetas, armários ou sacolas; ao chegar da loja, desdobre-a e guarde-a enrolada. A manta acrílica guardada dobrada costuma reter a “memória” das dobras: você monta o sanduíche, passa tudo direitinho, mas depois de frio a manta se contrai novamente, repuxando todo o trabalho e causando “bolsões” que atrapalham o quilting e prejudicam a aparência da peça.

- Para montar um sanduíche você deverá primeiro cortar a manta um pouco maior do que a peça em patchwork; abra a manta, coloque a peça em cima e corte em volta, deixando uma folga: um dedinho em peças menores, mas vá aumentando conforme o tamanho da peça: deixe quatro dedos de folga em toda a volta no caso de colchas.

- em seguida, corte o forro EXATAMENTE no tamanho da manta.

-  passe a ferro o forro diretamente sobre a manta, no lado que contém o termocolante. Umedecer ligeiramente ajuda na aderência (use um borrifador, de longe). Lembre-se que forro e manta devem ser exatamente do mesmo tamanho. Passe do centro para as extremidades.

- Vire ao contrário e agora arrume a peça em patchwork em cima da manta, respeitando a folga em toda a volta. Passe delicadamente.

- Utilize alfinetes apropriados (Millward ou Dritz curvos, tamanho pequeno). Não seja econômica com os alfinetes: a distância deve ser de um palmo ou pouco mais. Guie-se pelo desenho do patchwork para distribuir os alfinetes de forma regular – não alfinete aleatoriamente. Você também pode experimentar outros métodos novos de prender o sanduíche - como as pistolas de "tacks". Aqui no ateliê nós gostamos delas para peças menores, mas são um pouco difíceis de usar no caso de colchas. Existem ainda os sprays adesivos, mas são químicos (eu fico de pé atrás) e não muito confiáveis - descolam depois de um tempo.

Os alfinetes curvos são meu método favorito de prender as camadas do sanduíche.


- Nunca monte seu sanduíche em circunstâncias adversas: a qualidade dele é fundamental para o sucesso do quilting. Providencie uma superfície apropriada e com tamanho suficiente. Tenha muitos alfinetes (combine com as amigas e compartilhe quando for sanduichar peças grandes); organize mutirões para que uma ajude a outra. Aqui no ateliê, as alunas às vezes agendam aulas avulsas para usar a bancada do ateliê (por causa do espaço, não é possível montar sanduíches em aulas regulares).

- Evite dobrar seu sanduíche; se for transportá-lo, prefira fazer um rolo frouxo. 

"Sanduíche" perfeitamente plano, sem bolsões, feito com manta sem "memória" de dobras, bem alfinetado: garantia de um qullting sem estresse!

Espero que as dicas ajudem! Não deixem de assistir ao vídeo que logo será postado também.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário