sexta-feira, 19 de julho de 2019

Gaia - Diário de Um Projeto - DIA 2

Yuhuuuu!

Já tenho um bloco pronto!

Calma, muita calma nessa hora. Não vamos pular etapas. Vou mostrar todo o trabalho do dia 2 etapa por etapa, conforme prometido. Vou procurar ser bem objetiva com o texto, pois as fotos falam por si só.

Como mostrei na postagem de ontem, encerrei o dia de trabalho com as subunidades todas prontas, portanto já pude começar hoje montando as partes que formam o bloco. Essa etapa requer bastante cuidado para que os encaixes fiquem perfeitos. Ou seja, é preciso trabalhar com paciência e sem pressa. Comecei costurando os bipartidos + os trapézios; essas peças seriam depois costuradas aos quadrados verdes de tamanho grande para formar os cantos do bloco:



Vejam só como tamanhos batem perfeitamente:


Eu digo sempre às alunas que é preciso fazer essa conferência em cada etapa; no patchwork, a exatidão dos tamanhos é fundamental para um trabalho de qualidade: então confira, sempre. A cada etapa, cheque se as margens de costura estão no tamanho correto; se nenhuma costura entortou; faça qualquer correção imediatamente, pois lá na frente os erros se somam e... é um desastre: nada encaixa direito. É como tentar forçar a montagem de um quebra-cabeças com peças que não se complementam. Deixa de ser divertido. E, como eu já disse antes, patchwork TEM de ser gos-to-so de fazer.

Outro detalhe importante é, a cada etapa, limpar todas as linhas que vão se acumulando. Não só por capricho, mas para evitar encrencas - como linhas que se enroscam na base da máquina:


Peças do canto prontas! O bloco começa a aparecer: 



Para não me perder, eu gosto de assinalar na lista de corte as peças que já cortei e montei: 


Nesse ponto, fiz uma pausa; alonguei, bebi água, molhei as plantas e voltei ao ateliê. Dá para ver meu manacá florido pela janela. É importante também trabalhar em um ambiente aprazível: mesmo que você não tenha um ateliê só para isso - mesmo que disponha só de um cantinho para costurar, capriche: tenha por perto um vaso de flores, acenda incenso (se gostar), faça um painel temático para a parede, ouça música inspiradora... e o que mais você conseguir pensar para tornar seu espaço de trabalho agradável. 



Depois da merecida pausa, veio uma etapa bem difícil - a parte mais complexa do bloco. Sabia que ia ser um pouco desgastante, então fiz assim: são quatro blocos, com dois esquemas de cores diferentes - dois blocos de cada. Dividi então essas partes difíceis: fiz as peças de um esquema de cor primeiro, pausei novamente, depois fiz as partes do outro esquema de cor. No total, são 8 dessas peças difíceis; mas eu costurei 4 de cada vez, em duas sessões de trabalho diferentes: 


Ufa! Essa parte do bloco é tão "esquisita" que, depois de pronta, ela precisa ter um pedaço cortado fora. Fiz isso em uma só das peças primeiro, para me certificar de que o tamanho estava correto:

Bingo! Tudo encaixou certinho:

Ainda tenho as partes do outro esquema de cor para costurar, mas não aguentei: resolvi costurar um bloco inteiro para, finalmente, ver o efeito. É mais eficiente costurar tudo de uma vez num sistema de linha de montagem, mas não sou de ferro: 


A gente começa a costurar um bloco unindo as partes para formar "linhas"...

... e por fim costura-se as "linhas". Bloco pronto!!!

Mas faltam os outros três! Amanhã tem mais, portanto. E mais uma vez, antes de encerrar o trabalho do dia deixo a mesa arrumadinha. Vejam que lindo: bloco pronto, sub-unidades costuradas e empilhadas, anotações organizadas:



O alívio é grande, e a sensação de realização é o que me move. Amo muito tudo isso! rsrsrs

Continue acompanhando: depois dos blocos prontos, será a vez dos blocos secundários, peças de encaixe, bordas, montagem do sanduíche, quilting livre... O quilting (acolchoamento) eu pretendo mostrar em vídeo.

Até amanhã!

2 comentários: